curriculum
formigas
english



"Palumbo é um classico. um clássico do vir a ser. O que é isto, figura de retórica? Licença poética? Crua realidade.

Palumbo conectou-se com a vanguarda da comunicação. Ele compreendeu o sistema nervoso que envolve o planeta, os meios de comunicaçnao que abrem as portas da percepção dos anos 90 e do terceiro milenio.

Blake, Huxley e Jim Morrison pulsam em suas veias e jorram em sua arte. É muito importante compreender Palumbo. Nos anos 80, através da proteção ao mercado Nacional em a estreiteza em intuir o rumo da revolução tecnologica, o Brasil perdeu o bonde. Nos anos 70, o grande cientista e critico de arte Mario Schemberg, anunciava:o grande salto para o Brasil seria entrar no campo da informatização e não da fisica nuclear.

Ninguém o ouviu. O Brasil perdeu. E perdemos a sensibilidade da comunicação e memória. Agora estamos correndo para sair do lodaçal. Palumbo nos ajuda a resgatar essa sensibilidade.

Essa série que ele apresenta, ampliação de imagens a dimensão limite, na maioria das vezes postcards, cedulas de dinheiro e polaroids, é o olho transformador da águia. O insólito e a ruptura revigora e transmuta a fixação geográfica cartesiana da imutabilidade das polaroids.

Sem ferir a liberdade de nimguém. O anti-Christo. Ele não precisa embrulhar nada e nimguém. É a sua liberdade do olhar transformada em arte sem ser interpretação. Palumbo realiza o mesmo distanciamento absoluto, meta gestual de Neil Williams.

Em sua exposição individual no MAM, as notas de dinheiro ofereciam uma vitalidade e um nível de inovação dificilmente compreendidas. A inovação e a revolução não se faz por estardalhaço, geralmente passa batida. Van Gogh é ícone hoje, mas nunca vendeu um quadro em vida. A obra de Neil Williams está para ser compreendida. Mas para nós hoje é de vital importância compreender Palumbo. Para a arte brasileira e para nós.

Como dizia um amigo que foi roqueiro dos Titãs, quem tem olhos que ouça, quem tem ouvidos que veja."

José Roberto Aguilar






Clique sobre o quadro
para ver imagem ampliada.
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo Palumbo
Palumbo



BRASIL © 1998-2013, ART-BONOBO.COM / Fale Conosco