Imagens
A ARTE E SEU PODER TRANSFORMADOR
"...A declaração universal dos direitos do homem, proclamada aos povos do mundo pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, estabelece que "Todo indivíduo tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade e de desfrutar das artes". O princípio que justifica esse direito é o reconhecimento da necessidade fundamental existente em todo indivíduo de partilhar a experiência estética da humanidade e, em nome deste princípio, a Unesco chama a atenção do mundo inteiro para a importância do papel da arte em todas as facetas da vida..."
Nascida em São Paulo, filha de pai francês e mãe mexicana, formada em biologia com pós-graduação em genética humana, dediquei-me à fotografia, ao teatro e à música, antes de assumir minha vocação de artista plástica.
O crescimento em meio a diferentes culturas teve uma influência preponderante sobre o meu trabalho artístico. A convivência harmoniosa de uma visão tradicional européia do mundo com uma ótica exuberante e vital como a brasileira e a mexicana, serviu como exemplo de quão amplas e simultâneas são as possibilidades de se ver. Também contribuiu com a necessidade de procurar romper as barreiras da comunicação, transpor as fronteiras culturais, e expandir a expressão buscando linguagens diferentes.
A variedade de opções é um estimulo à exploração de diversas mídias tais como instalações, esculturas, técnicas mistas, fotografia, desenho e pintura, e à experimentação de como se interferir sobre as mesmas e associá-las entre si. O uso de materiais diferentes tornou-se um desafio permanente. Madeira, terra, fragmentos da natureza, gesso e barbante são utilizados nos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos. Estes elementos reciclados, revistos ou "in natura" são recortados, combinados em meio a espaços vazios e compõem estruturas variadas como num jogo de construção. A linha, muitas vezes irregular, interrompida, está se revelando o fio condutor e conector dessa viagem, cuja trajetória é determinada pela luz, pelo ar e pelos espaços vazios. A escolha preferencial de elementos naturais, resistentes e maleáveis se deve a um respeito instintivo pelo ecológico e ambiental. É uma recusa, uma negação ao "sintético" e "descartável", produtos de uma sociedade de consumo na qual há pouco espaço para a reflexão e o tempo parece ter encolhido.
O impulso sutil de estabelecer rupturas que possibilitem a criação de espaços para novos campos de reflexão vem se manifestando nos últimos trabalhos na tentativa de libertar ao máximo a expressão. Permitir o caos sem comprometer o equilíbrio tornou-se uma meta. Os desenhos, as pinturas e as fotografias mantêm um diálogo com as instalações e as esculturas, estando estas últimas quase sempre situadas no limite entre o bidimensional e o tridimensional. A busca do conhecimento e da compreensão do meio externo gerou espontaneamente um questionamento também do meio interno, da realidade não visível a olho nu. O estudo da ciência trouxe algumas respostas e levantou novos questionamentos. Vejo o pequeno e o grande como partes de um mesmo todo. Quanto maior o alcance e a abrangência do olhar para fora, mais profundo ele se torna para dentro. Decifrar universos microscópicos e descobrir a individualidade é uma forma de se ampliar o todo. Brincar com a percepção, circundar os elementos investigando suas várias faces escondidas, suas várias partes, mergulhar afastando, aproximando e focalizando os sentidos como numa lente zoom, é uma viagem sem fronteiras.
A obra, em seu conjunto, é gerada pela necessidade intuitiva de estabelecer um paralelo entre a ciência e o pensamento humano, fundamentando meu trabalho no processo criativo da natureza e na evolução dos seres vivos. Procuro descobrir e percorrer os caminhos que conduzem à harmonia e ao equilíbrio.
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Monique Allain, 2004
Curriculum
Instalações - Esculturas - Técnicas mistas - Fotografias - Desenhos - Pinturas
2004
SOFITEL - "Pequenos Formatos" - São Paulo, SP.
MAC USP Ibirapuera - "Olhar Impertinente" - Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil - São Paulo - SP.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL DE AMIGOS DO MUSEU LASAR SEGALL - "Leilão Pratos para Arte VII" - São Paulo, SP.
MUBE - "Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil" - São Paulo, SP.
GALERIA MUNICIPAL DE ARTES DE BARUERI - I Exposição Coletiva - Cooperativa dos Artistas Visuais do Brasil - Barueri, SP.
SESC Pompéia - "Uma viagem de 450 anos" - São Paulo, SP.
ESPAÇO CULTURAL CANVAS - "Monique Allain - A Célula do Olhar" - São Paulo, SP.
2003
PRESTES MAIA 911 - Interferência com os "Sem Teto" - São Paulo, SP.
SEA BONDI 2003 - "Sculpture by the Sea" - Sydney, Austrália.
CENTRO DE CONVENÇÕES E EXPOSIÇÕES GUIMARÃES ROSA - "Arte do novo século - Jundiaí 2003" - Jundiaí, SP (convidada de honra).
ESPAÇO CULTURAL DOS CORREIOS - Rio de Janeiro, RJ.
MUSEU DA CASA BRASILEIRA - "O Sagrado e o Profano", 2a edição - São Paulo, SP.
CITÉ DES ARTS - "Puls’Art" - Le Mans, França.
CENTRO CULTURAL DO BANCO CENTRAL - Grupo 360o" - São Paulo, SP.
2002
PRIMEIRO SALÃO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - São José dos Campos, SP.
ESPACE AUTEUIL - ART2000 Contemporain - Paris, França.
CASA DAS ROSAS - Ópera Aberta - São Paulo, SP.
31o SALÃO BUNKYO - MUSEU NIPO-BRASILEIRO - São Paulo, SP.
CASA DAS ROSAS - México Imaginário - São Paulo, SP.
MUSEU DA CASA BRASILEIRA - O livro de cabeceira - São Paulo - SP.
CONJUNTO CULTURAL DA CAIXA - Cores Femininas - São Paulo, SP.
2001
I PREMIO MAIMERI LATINO AMERICANO - PALAIS DE GLACE - Buenos Aires, Argentina.
I SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE BARUERI - Galeria Municipal de Artes - Barueri, SP.
30o SALÃO BUNKYO - MUSEU NIPO-BRASILEIRO - São Paulo, SP.
III PRÊMIO MAIMERI BRASIL - MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA - São Paulo, SP.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES FUNARTE - O Sagrado e o Profano - São Paulo, SP.
2000
MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA - "1a Exposicion - Remate de Beneficiencia de Artistas Latinoamericanos" - São Paulo, SP.
COLEÇÕES
PALÁCIO 9 DE JULHO - "Portas", escultura em metal - "Sentada", guache sobre papel - São Paulo, SP.
CENTRO CULTURAL CORREIOS - "As paredes" - Escultura em metal - Rio de Janeiro - 2003.
BE ART ASSOCIATION - "Travessia II" - Escultura em metal - Paris, França - 2002.
BANCO FINANCIAL PORTUGUES - "Memórias" - Escultura em metal - São Paulo - 2002.
BANCO FINANCIAL PORTUGUES - "Razão & Sentidos" - Escultura em metal - São Paulo - 2002.
BANCO SANTANDER - "Lua" - Escultura em metal, 2000.
DENISE MILAN E ARY PEREZ - "a galinha ruiva" - Pintura em acrílico sobre tela - São Paulo - 1995.
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